quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A parte boa

Ser professor é uma faca de dois gumes, sim porque conheço poucas profissões que possam gratificar tanto quanto essa, mas ao mesmo tempo, conheço poucas profissões que pagem tão mal e tenham tanta '"má fama" quanto essa. Quem escolhe ser professor, tem que fazer isso por paixão, digo os bons professores.

Se sou boa professora ou não isso eu não sei, só sei que de segunda a sábado acordo sorrindo porque vou trabalhar, morrendo de sono, mas de extremo bom humor! Eu simplesmente adoro o que faço! Não tem outra palavra, pq vc me pergunta?

Porque por exemplo hoje eu fiz a diferença! Tenho um aluno que tem alguns problemas de aprendizagem e de fala, ele é novinho ainda tme 5 para 6 anos, mas pedagogicamente falando tem alguns "atrasos" em relação a outras crianças de 5 anos. O que eu não acho verdade, acho apenas que ele é esperto demais e escolhe o que ele quer aprender ao invés de ir aceitando tudo que ensinam na escola como uma criança mediana. Todas as aulas ele vem em receber sorrindo na porta e sempre faz as mesmas perguntas " Oi teacher! Cade o boy? Vamos ver video? Eu quero ir na Doll's house! Vc gosta de cenoura? Posso ir no play area?". Eu sempre respondo com o maior bom humor porque ele tem um sorriso lindo que já anima minha manhã, mas, os colegas de sala dele já perceberam que ele diz a mesma coisa o tempo todo, todos os dias há cerca de 2 meses, então não gostam muito de ficar perto dele, coisa que eu sempre condeno, sempre digo "Ele é nosso friend também, tem que brincar com a gente! Todo mundo tem que se divertir, senão nao tem graça!", e que temos que respeitar as diferenças e todo aquele papinho pedagógico que nem eles aturam.

De qualquer forma, não é legal ver o menino ser excluído pela turma, mesmo que ele não se dê conta disso! NA verdade é ele quem não quer interagir muito com a turma, o que eu acho melhor porque parece que não o afeta. Hoje estava fazendo um game superdivertido e agitado com as crianças esse aluno geralmente nao participa, ele sempre quer ficar sentado enquanto todo mundo dá risada e se diverte, o que nunca me agradou, mas nao sou nenhuma carrasca para obrigar uma criança a fazer o que não quer, não vou obrigá-lo a ter amigos se ele não quiser!

Mas hoje ele quis brincar, e isso me preocupou, porque não sabia qual seria a reação das crianças, afinal, apesar dos meu esforços ele é o "freak" da sala para elas. Pra minha surpresa uma aluna segurou as mãos desse aluno e o incluiu na brincadeira. Ele não se continha de tanta alegria! Ele ria tanto, pulava tanto, e começou a falar outras coisas além daquele discurso de todas as manhas que se repetia durante toda a aula, e o legal é que ninguém o tratou como diferente! O sorriso dele foi uma das coisas mais lindas que eu já vi, com certeza foi a mais sincera.

Depois elogiei a sala pela atitude que tiveram e elogiei a aluna que o chamou pra brincar e ela disse " É teacher, ele é nosso friend, não tem que tratar ele diferente, é pra todo mundo brincar, pra todo mundo se divertir senão nao tem graça!". Agora me diz, quanto vale isso no final do mês? Eu não consigo colocar um preço nisso, prefiro um salário magro e momentos como esse do que um salário gordo e uma rotina vazia

4 comentários:

  1. A paixão pelo que se faz é a grande diferença que sempre existirá em nossa vida independente se for no trabalho, no bar com os amigos e etc.

    E paixão não é dinheiro muito pelo contario...

    Eu descobri a puco tempo o que realmente tenho paixão de fazer, graças a uma pessoa que com sua alegria e odio das ferias me falou que independente do que eu faça, tenho que fazer com amor...bem não foi com essas palavras pois ela nunca diria uma coisa tão gay rsrs

    Enfim adorei o post, me senti alegre e imaganinei perveitamente a sinseridade do sorriso e alegria de uma criança.

    Roberto Dante

    ResponderExcluir
  2. aaaah eu quero ser friend dele tbm!!! uahau

    ResponderExcluir
  3. Bem q vc falou q era meloso seu comentário Roberto Dante rs Mas amei!

    NAtti...ele tem tudo pra ser seu BFF!!!! kkkk

    ResponderExcluir
  4. Bem q vc falou q era meloso seu comentário Roberto Dante rs Mas amei!

    NAtti...ele tem tudo pra ser seu BFF!!!! kkkk

    ResponderExcluir