terça-feira, 26 de abril de 2011

Sabotagem

É aquele momento em que as coisas estão perfeitas, aquela sensação de establidade que começou timida e foi crescendo devagar, passou despercebido até qe se instalou. Aquele sossego de confiar em alguém, de se sentir parte de algo importante e quem sabe duradouro.Aqueles suspiros e o coração aelerado, o suor frio, a ansiedade, o contar os dias no caledário e as horas no relógio, aquele sentimeto explodindo no peito. Aquela vontade de sair catando pelas ruas com passinhos de danças ridiculos, vontade de gritar ao mundo que vc achou o que estava procurando.

É nste momento que eu me saboto. Neste momento que sinto aquela vontade incontrolável de começar a fugir na direção oposta procurando um lugar pra ficar sozinha, em um canto só meu, longe de tudo que possa mudar o que sou, tanto pra melhor quanto pra pior. Invento um motivo absurdo, acabo com o conto de fadas e sigo em frente querendo areditar que foi melhor assim.

De certa forma foi, gosto do que sou hoje. Pastei muito pra ser o que sou e conquistei minha liberdade quase que com sangue. Perdi muito pra ter o que tenho hj, e não quero me perder. Assim que me sinto "ameaçada", quando sinto que minha liberdade de não sentir está em jogo, eu saboto, eu corro, eu machuco, eu engano. Depois e ouço umas musicas tristes, seco as lágrimas e sigo e frente, cabeça erguida e peito fechado.

Sei que pode parecer insensível, covarde, problemático e solitário....é de fato tudo isso! Posso parecer nao ter coração, mas a verdade é que sinto demais, e não posso por meu coração na linha de batalha. Ele está todo furado, remendado, entupido,sangrou demais nessa vida. Aguentou muita coisa, passou por muitas batalhas, perdeu varias, ganhou poucas, mas sobreviveu. Ele ainda pulsa, ainda despeja animo pelas minhas veias, mas ele bate em outro ritmo.

 Um ritmo mais cético, mais cansado, mais endurecido. Ele ainda está bom pra batalha, mas ficou esperto e aprendeu que recuar também é esratégia. Que não são todas as batalhas que valem a pena, e que no final de uma guerra não há vencedores, que há certas cicatrizes que podem ser evitadas e que cautela pode ser a chave de tudo.

Eu saboto sim, por medo, por amor próprio, por covardia, escolha seu motivo e pode me apedrejar se quiser! Me chame de imatura, e de o diabo! Mas a verdade é que não to podendo entrar em batalha nenhuma sem ter q certeza a vitória.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Poderia......

Poderia ter sido a minha história sem fim. Podia ter sido meu final feliz, daqueles que a gente vê em livros. Em que tem aquela personagem que só  se dá mal, só entra em cilada e só faz merda, que o livro todo você acreditou que ia ter aquele final triste, mas de repente o príncipe surgiu e ela se identifcou como a dona do sapatinho de cristal. Podia ter sido essa a minha história.

Podia ter sido aquele café da manhã especial, aquele momento cotidiano e banal em que vc percebe o quanto precisa daquela outra pessoa. Podia ter sido aquela surpresa que vc nao esperava e que fez a sua semana boa. Podia ter sido aquela conversa em q vc disse coisas que não contou pra ninguém jamais, em que vc ouviu coisas que jamais sonhou ouvir. Podia ter sido aquela frase especial que só vc me disse e mais ninguém.

Podia ter sido aquele olhar cheio de significado, aquele abraço de saudades em silêncio, aquela ternura de quem repara nos detalhes. Podia ter sido aquele sentimento que cresce até não ter mais espaço, aquela saudade instantanea que eu tenho de vc assim que nos despedimos.

Poderiam ter sidos os últimos planos que eu fiz em par com alguém na vida. A última vez que senti aquele frio na barriga de começar algo novo. Poderia ser a certeza de que vc sempre estaria ali, a certeza de q vc sente o mesmo. Poderia ser aquela confiança que eu nunca tive em ninguém, e as promessas que sempre me fizeram mas eu nunca retribui .Poderia ter construido um mundo com vc que nunca quis ter antes. Poderia ter te amado, ter enfrentado tudo e todos por vc e com vc.

Poderia ter tirado os pés do chão e me entregado completamente.Tanta coisa,viagens, tantas risadas, tantos cafés da manhã. Você poderia ter me mudado completamente, poderia ter me feito alguém melhor, alguém mais humano. Poderia ter me acostumado com a estabilidade e com seu jeito calmo tão contrastante com o meu. Poderia ter me acostumado com o seu jeito e rir disso um dia. Poderia ter vivido tanta coisa com vc, tanta que dói só de pensar.

Poderia ter sido tanta coisa! Tudo menos isso, menos essa covardia, menos esse jeito de me ferir nao ferindo que só você tem. Esse lance de idade deixa a gente mais sábio, e uma coisa da sabedoria é aceitar a hora de partir e seguir em frente, felizmente ninguém sabe fazer isso melhor que eu.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Guia prático de uma mulher problemática: Cap. 2 “Chá de sumiço dos babacas de boné”

Se vc foi esperta e leu o post anterior, fez bem e não se envolveu com o babaca do boné, então este post não é pra vc. Caso vc tenha desconsiderado todas as minhas recomendações a respeito deste tipo específico de macho, senta, chora e lê issaque truts!

Ele estava ali, todo menino, com seu jeitinho meigo que vc nem viu o boné foi lá se apaixonou e tchuns, de repente tudo era flores. Ótimo né? Eu adoro essa sensação de começo, o mundo fica mais bonito, as árvores mais verdes, e o dia-a-dia fica assim um lindo musical hollywoodiano, daqueles bons da década de 60 e não High School Musical, só pra esclarecer. Ele te ligava, te mandava msgs fofinhas no meio do dia, aqueles recadinhos no face, o jeito dele de falar, e todo esse mimimi que cega a gente. Isso durou quanto....6 meses vai (no máximo).

Do nada, as msgs somem, ele começa a ter muitos afazeres com os amigos, dorme cedo, acorda tarde, não atende mais o cel pq largou não sei aonde, enfim, ele parece outra pessoa, não aquela pessoa carinhosa e gentil q vc conheçou. E claro que isso machuca, e muito ainda, vc começa a se perguntar o pq, o q vc fez de errado. “ai mel dels será q foi algo q eu disse?”, “será q foi pq eu engordei?”, “ele tem outra!”, “eu sou chata e desinteressante”. Não se desespere Darling, não tem nada errado com vc. Veja bem, com vc, com ele é uma história completamente diferente. Se vc está pensando em ligar para ele neste momento e perguntar “what’s the matter with you?”ou “you and me what’s going on?” (to na vibe oasis bjs) larga esse tel bitch que te explico no próximo parágrafo.

O que acontece é que ele é MULEQUE, tanto que usa boné. Ele gostava de vc, se apaixonou por vc, relaxa q tudo isso ae foi sincero, todos os momentos bons foram bons e valeram a pena. However ele tem a maturidade emocional de um adolescente, muito provavelmente pq é filho único, mais novo, ou tem uma mãe q mimou ele pacas, ou todas as alternativas anteriores. Então como a maturidade emocional dele é proporcional ao tamanho de uma laranja estragada, um dia ele acorda e acha q te ama e no outro ele acha q era mais legal ter ido ver o filme do Pelé, sabe pq? Ele começa a perceber que vc é um ser complexo, não q nem as amebas dos amigos dele, vc tem sentimentos, vc conta com ele, vcs começam a dividir uma vida e ele não consegue lidar com isso pq ele é uma laranjinha podre com boné de redinha alimentando pela vó. E ae as coisas começam a ficar complicadas demais, e ser maduro q ele é, ao invés de abrir seu coraçãozinho e dizer “as coisas estão indo rápido demais!” ele prefere sumir do mapa e esperar que vc entenda que ele não quer mais nada.

Lembra quando vc pegou no carro pela primeira vez e não sabia direito o que fazer? Pois é, aposto q seu pai não te deu o super carro dele e disse “vai lá”. É mais ou menos isso, ele quis pegar o carro dar de velozes furiosos em tokyo, mas não sabia trocar de marcha, claro q deu merda. A boa notícia é que ele não vai sumir pra sempre, a má notícia é q talvez fosse melhor que ele sumisse.

Ele vai te dar um gelo por uns tempos, isso varia, podem ser dias, ou semanas, mas não passa de semanas. Vc vai ligar e ele não vai antender, vai mandar sms e ele não vai responder. Bom desiste né? Quando vc menos esperar, quando a resposta do tal “pq” que ficou ali por tantos dias te torturando já não fizer mais tanta diferença, ele vai surgir do nada e te dar alguma semi explicação mal formulada pelo cérebro limitado dele. Mas só pq ele se acha bom, pq ele vai estar com pena de vc, afinal de contas, vc estava se torturando e sofrendo por ele. Quero deixar claro q do meu ponto de vista não há nada pior do q sumir sem explicação, nem te trocar pela sua melhor amiga! Mas essa sou eu. Bom é agora que começa a parte divertida, ou não vc decide. Vc pode ser um ser altivo e bem resolvido na vida, ler a tal da sms e responder de forma bastante educada sem deixar transparecer q estava preocupada ou q não estava, algo classudo digno de alguém equilibrado. Ooooooouuuuu vc pode se divertir com isso, como? Hehehehehe

Supondo que ele te mande uma sms pedindo desculpas ou pedindo pra vc ligar pra ele, anyway, algo que exija uma resposta. NÃO RESPONDA. Dali um tempo, ele vai te mandar outra msg, ou sinal de fumaça, NÃO RESPONDA. Mantenha suas atualizações no face, Orkut e twitter bem felizes, pq ele vai estar se perguntando se vc está puta da vida com ele, ou se só não está ligando. Continue ignorando, eventualmente ele vai te ligar, ou te mandar um e-mail ou te trombar em algum lugar. Se ele te ligar atenda muito feliz, e radiante, ele vai estar com uma voz meio duvidosa, e vc diga coisas do tipo “Fulano! Poxa vida quanto tempo, q saudades de vc me conta o q tem feito da vida?”, sabe tipo MEGA TRUTS. Mas não dê muita bola, diga q esta apressada pq vai encontrar com um amigo seu, sim diga UM AMIGO MEU, não “minhas amigas”, “a galera”, ou “tenho um encontro”, por usar as palavras UM AMIGO MEU ele vai ficar na duvida se é amigo ou não.

E vai se sentir um zé, q é o q ele merece, afinal de contas, ele foi um idiota com vc, e mil anos depois aparece pq a consciência dele diz q ele te deve uma satisfação, afinal de contas vc esta sofrendo tanto. E o que vc faz? FAZ A BLASET como se nem tivesse se importado com ele todo esse tempo. E o melhor, de um jeito natural, sem xilique, classudo e altamente satisfatório com resultados garantidos e comprovados.

Muleque é uma desgraça, pq qnto mais vc pisa, mais ele vai atrás. Sim, muleque, pq homem é bem resolvido e tem mais o q fazer do que dar bola pra menina que fica jogando hot and cold com ele. Aproveite-se do cérebro de laranja dele e se divirta mais. Ele pode voltar a conversar com vc, te chamar pra sair, ficar com aqueles papinhos, dê trela, converse com ele masssssssssssssssssssssssssssss que nem gente. Não dê nunca a entender que vc está interessada e nem q não está, nunca deixe ele saber de seus affairs atuais pq senão ele vai pensar q é joguinho seu. Complicado? Descomplico, supondo q ele diga “Ei vamos sábado naquele barzinho q te falei?” “Ai é verdade, bacana aquele lugar. Super topo, vou aproveitar e levar a fulana ela queria conhecer lá tb”. Vc dá a esperança em uma linha e tira na outra, ele vai ficar confuso e não vai saber se vc está a fim dele ou não. Leve esse jogo pelo tempo que tiver paciência, como cartada final combine de sair com ele e mande um sms 10 minutos antes dizendo “Querido desculpe, não posso ir hoje, vai ter uma festa surpresa pra minha tia avó e não posso perder. Depois a gente se fala bjs”.

Claro que isto envolve um coração frio e rancor acumulado, que se vc for problemática vai ter de sobra. Caso não seja, ignore os últimos parágrafos e quando ele resolver voltar a órbita solar e te dar um sinal de vida, apenas responda cordialmente e siga em frente. Seja lá o que escolher, não se torture por isso dear, escolher caras errados, quebrar a cara e ter o coração partido, nos tornam pessoas mais sábias e nós sabemos o quanto pessoas sábias são importantes, não? Enxuga essas lágrimas e vai comer um chocolate que ajuda!

sábado, 9 de abril de 2011

Guia prático da mulher problemática: Cap. 1 Doente pacas não faça o q eu faço

Se vc como eu é uma mulher desesperada e problemática, entre em pânico quando está doente. Sim, pânico, a ideia de ter que parar e pensar na vida pra me curar de alguma coisa é muito etressante. Sempre estou fazendo pelo menos 3 coisas ao mesmo tempo. Neste exato momento estou tomando café, ouvindo beatles, escrevendo no blog e tendo uma conversa seríssima com um amigo no msn sobre como a vida é uma bitch conosco pessoas de bem.

Anyways, eu tinha um mecanismo de negação impressionante, eu me entupia de remédios e ia trablhar dopada, não respeitava a desgraça do atestado que me manava ficar em casa 2, 3, 7, dias, pq obviamente eu sou problemática né? Até que essa semana na minha teimosia de sempre acordei sem conseguir falar com praticamente uma bola de baseball na garganta, uma infecção desgraçada que já estava quase no rim, febre constante e enfiaram uma agulha na minha garganta duas vezes. Ae eu pensei que talvez os médicos tivessem razão em me deixar em casa de molho, talvez.

E de molho estou, nao posso nem me mexer muito senão fico com febre e estou dopada de remédios tb. A vantagem é q estou de pijamas. Mas pessoa ativa e serelepe que sou, estou a 5 minutos de sair gritando de pijamas pelas ruas de camilópolis acordando os velhos da vzinhança só por esporte assim, e só pra quebrar o tédio tb.

O interessante é que percebi certas coisas a meu respeito que obviamente não sabia, como por exemplo que meu nariz é meio torto pra esquerda, que eu não fico bem de calça roxa, que eu não curto meias e meu amor por batata fritas cresceu. Mas falando sério, estou carente, e isso é uma desgraça por si só, agora carente e doente rima e não é a toa.

 Minha psicóloga me disse um dia que eu precisava ser mais feminina, o que não fez muito sentido pq eu uso bastante saia e faço as unhas. Ela disse que eu precisava me permitir ser cuidada, me sentir frágil e deixar alguém cuidar de mim como uma boa mocinha. Só que né....não né? E agora estou aqui, doente, mimizenta, abandonada numa casa gelada com muito café snif snif e sabe o que? Eu só queria um abraço! Sim vc q m conhece esta chocado pq eu odeio contato físico e tenho um código de abraço que levo muito a sério. Só abraço as pessoas em 3 ocasiões: 1 naõ te vejo há muito tempo  e estou com saudades, 2 algo muito ruim aconteceu com vc, 3 vc descobriu a cura para o cancer de pulmão e quer comemorar. E estou aqui com febre querendo um abraço de alguém especial e um cafuné, mas obviamente não vou conseguir isso pq né? Não quero nem entrar e detalhes nessa história pq hj to muito menina.

Depois de todo esse drama desnecessário vou expor minhas dicas pra vencer o tedio. Bom, vc pode tentar ver alguma coisa na Tv, mas sinceramente não sei pq elas existem, as emissoras são incapazes de ter um programa decente atrás do  outro. Então eu assisto no mudo e crio diálogos imaginários, q com certeza sao mais interessantes que os originais.

Outra coisa bacana de se fazer é olhar para o teto, ontem eu fiquei tipo uns 20 minutos olhando pro teto e não pensando em nada, ae comecei a ver quanto tempo conseguia prender minha respiração, o recorde foi 30 seg, nada satisfatório. Comi marshmallow do Mickey, isso foi bacana, me entupi de batata. A Mara Modesto veio e visitar e  gente fez azunhas. Eu amarrei um barbante no rabo do meu gato só pra ele ficar correndo atras, 3 minutos de diversão gentem, gatos não sabem brincar.Tentei fazer esculturas com borra de café mas não tem consistencia sabe? No entanto fez um bem danado pra minhas mãos, café é mega esfoliante, adorei! Torrei o saco dos meus amigos na net, me lamentei q nem uma velha gorda e carente. Visto que eles não estão on devem ter sido sensatos e me bloqueado, tudo bem, não os culpo, estou deveras insuportável.

Ah! Tirei foto dos meus buracos na garganta! Não ficaram muito boas, mas acho q dá pra assustar as pessoas. To pensando seriamente em organizar meus livros, mas ae dá muito trabalho e quem vai ficar se lamentando no meu lugar né? Ok parei, vou fazer sopa, ou ligar pra minha vó ver se ela me ama o suficiente pra fazer sopa pra mim snif snif. Tá tá, vou comprar um canson e tentar fazer um avião gigante!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Coisas extremamente úteis que aprendi com meus relacionamentos fracassados

Ninguém melhor que eu pra falar de coisas que não dão certo. Tenho o dedo mais que podre para relacionamentos, então posso afirmar com toda certeza do universo, pelo menos desse, que sei exatamente o que constitui um relacionamente bom ou ruim. E vou compartilhar minhas dicas aqui pra vc evitar  entrar em roubadas, ou entre em roubadas mesmo, e depois me conta como foi. Prometo que vou dizer "Hate to say I told you so" porque eu tenho essa mania de querer sempre estar certa sobre...tudo. anyways:

1 Moleques são moleques e vão agir sempre como moleques. Não importa a idade, podem ter trinta anos se forem moleques não vão entender jamais o pq de vc estar brava com alguma coisa e sempre vão te achar uma louca com tpm, e jamais, eu digo JAMAIS levam alguma coisa a serio na vida, seja isso alguma tragédia horrível que aconteceu na sua vida, ou uma tpm de fato, vão tratar sempre do mesmo jeito, com trivialidade achado que vc está fazendo drama. FIQUE LONGE DE MOLEQUES.

2 Quando um cara está a fim de vc, não existe distância, falta de grana, doença, reunião com chefe ou morte da bezerra que o afaste de vc. Se ele se importa com vc, ele vai te ligar, te mandar um e-mail, uma msg por código morsi, enfim, ele vai dar um jeito de te avisar, e sim, vai sair da frente da TV e perder a final do "curingão" só pra te ver. Se ele nao te ligar  e não fzer nada, relaxa trusts que ele não está a fim de vc. Nem se dê ao trabalho de saber se ele está vivo, porque provavelmente ele está fugindo de vc. Homens tem essas sabe?

3 Se vc está doente, ele se importa. Ele vai demonstrar de todas as formas possíveis e imagináveis que quer o seu bem e logo, e sim, vai te visitar mesmo vc estando sem todo o seu glamour e cuspindo coisas verdes do pulmão, sabe pq? pq ele gosta de vc. Se ele vier com papo de "não sei, vou ver se passo ae, não sei se hj dá". Esquece e parte pra outra, pq sério mesmo que vc vai querer ficar com um cara q não quer te ver pq vc está doente?

4 Ele te apresenta para os amigos dele. Isso não quer dizer absolutamente nada, povavelemente ele está te exibindo pq vc é bacana, inteligente e gostosa (ok talvez queira dizer alguma coisa). Ele te apresenta pra mãe dele...ae sim tem alguma coisa rolando, mas vá com calma e cause uma boa impressão com a sogra, sei lá, elogia os panos de prato dela, sempre funciona.

5 Caras de boné não são confiáveis. A menos que vc seja uma funkeira, pq ae tb né? nao tem mais jeito sua vida, sem comentários.Mas enfim caras de boné não são confiáveis, ou são moleques, ou assaltante, ou moram na ZL o que é tudo a mesma coisa. FIQUE LONGE DE CARAS DE BONÉ. Caras de chapéu nao, chapéu é bacana.

6 Caras misteriosos podem ser divertidos mas é um cu ter que ficar adivinhando o que se passa na cabeça do individuo 24h por dia. Então quando vc cansar desse joguinho seja franca e sincera, isso geralmente força o cara a ser sincero com vc tb. Se ele não for sincero e vc não tiver uma bola de cristal, ou uma boa cartomante aconselho a seguir em frente.

7 Caras com banda são complicados. Mais complicados que vc provavelmente então tenha estomago ou caia fora porque cansa sabe?

8 Workaholics se acham o máximo, sim, acham-se o máximo pq o trabalho deles é incrível e eles atingiram muitas coisas bacanas na vida e vc é uma peça desse mundinho deles. Minha dica é: Some do mapa para o cara ganhar uma dose de realidade e ver q o mundo não gira em torno do umbigo dele.

9 Ciumes: Isso é uma desgraça. Respeite o espaço do moçoilo até q ele te de o direito de duvidar da integridade física e moral dele, ae minha filha, pergunte uma vez, se não acreditar na resposta cai fora pq nem mentir ele sabe. Ou então, vc pode jogar o jogo dele e dar trela pro seu ex, geralmente não sai coisa boa dessas histórias, mas dependendo do seu Q.I de barraqueira vc pode arriscar, principalmete se for funkeira.

10. Ele tem a obrigação de te tratar bem, vc, seus amigos e sua família. Não te tratou bem? Falou mal de algum amigo seu sem motivo? Preciso falar que a fila anda?

11. Nunca deixe seus amigos de lado. Esse lance de relacionamente é bacana pra quem curte, mas em 3 passos o princípe pode virar um dragão cuspidor de fogo que vai transformar em cinzas seu coraçãozinho besta e quanto mais longe vc estiver das suas amigas, mais dificil vai ser pra fazer essa fenix levantar.

12 Ex. Queria que todas as ex do mundo fossem como eu. Eu sou a melhor ex do mundo, sério mesmo. Não tenho nem ideia se meus exs estão vivos ou mortos, não ligo chorando de saudades, ou fazendo outros mimimi sabe pq? Pq sou ex e  tenho q ficar longe e dar espaço pro coitado reconstruir a vida dele. Mas infelizmente nem todas as mulheres são sensatas como eu, e sempre tem aquela ex babaca que fica ligado, chorando e não larga o osso. Dica: deixa essa mina pra lá PELAMORDEDEUS quanto menos vc der atenção pra coitada, menos ele va pensar nisso, e mais ele vai dar atenção pra vc. Não inventa de fazer picuinha com ex que é sempre desastre SEMPRE. Até mesmo pra vc q curte um barraco, esse não é dos bacanas.

13 Pense sempre em vc. Num relacioamento, claro que as pessoas se ajustam e tem q ceder um pouco pro bem geral da nação. Massssssss não se anule, não deixe de ter suas atividades sem o affair e não abandone compromissos importantes por causa dele. Pq homem é uma desgraça, é só perceber que vc está mansa q ele monta em cima e faz o q bem entender, então não dê o braço a torcer tão facilmente e tenha seu espaço. E claro, respeite o espaço dele. Homem não sabe se divertir, provavelemente ele vai passar o domingo na casa do amigo dele tomando cerveja e jogando videogame ou só vendo futebol mesmo.

14. Toda vez que estiver brava, mas PELAMORDEDEUS, tenha um bom motivo pra ficar brava, enfim, toda vez que estiver brava dê um gelo nele. Primeiro deixe claro que stá brava, epois dê um gelo. Vai levar algumas horas pra ele entender que vc está brava, pq até ele parar de pensar em futebol, e no game novo que saiu, e no role com os amigos sabado leva um tempo viu? Mas enfim, se eles importa, ele vem atras e conversa com vc. Se ele não vier atrás...pacienceia benhê, pelo menos vc descobriu que ele é um desses tipos que a gente tem q fciar longe. Claro que isso poderia ter sido evitado sevc tivesse viso o boné na cabeça dele antes, masssss.

15 não faça mimimi que nem uma mocinha e vá direto ao assunto pq homem é burro e não vai entender metade do que vc está falando.

16 E o mais importante de tudo. NUNCA acredite no que eles falam, sim, não acredite. Acredite no que eles te mostram. Se dizem "eu te amo" mas te deixam de molho em casa, isso não é amor. Se não dizem nada mas apenas te ligam pra saber como foi seu dia, ou para dizer que estão com saudades, isso é bem mais valioso d que palavras e promessas sem sentido. Palavras saem facil e se perdem mais rápido ainda, nnca deixe de notar o q ele faz para ver se tem coerencia com o que ele diz.

Relacionamentos são uma desgraça, e dão muito trabalho, particularmente eu prefiro passar o resto da minha vida com 6 gatos, milhares de amigos, um trabalho que consome 90% do meu tempo e um pijama confortável d que tentar fazer alguma coisa dar certo. Mas enfim, se vc ainda tem paciencia, siga minhas dicas q dão certo viu? Se não derem certo vc fez alguma coisa errada