quinta-feira, 9 de abril de 2009

Para Bel

É clichê, eu sei, mas a vida é um grande aprendizado! De nossas experiências vamos tirando lições que nos acompanham para sempre, por exemplo, se você coloca o dedo molhado na tomada e toma um choque a lição é clara: "não coloque o dedo na tomada!". Mas nem todas as lições que temos são de senso comum, ou taciturnas, as lições também são individuais quando dizem respeito aos sentimentos. Se eu tiver meu coração partido, vou ter um tipo de reação, um tipo de aprendizado, você vai ter outro, o fulano um outro diferente e assim por diante. A forma como lidamos com nossos sentimentos é única! E todos os sentimentos nos ensinam muito, mas o que me parece mais profundo é a tristeza.

Todo mundo se sente triste de vez em quando, com ou sem motivo, tem dias que as pessoas simplesmente não acordam bem, e as coisas não parecem dar certo, até ai tudo bem, isso passa. Mas e aquela tristeza profunda que sentimos quando perdemos algo que nos é de valor? Quando perdemos alguém, seja pra sempre, seja por um tempo? O que você fez quando pedeu alguém que era muito importante pra você?

Ai que as coisas ficam interessantes, porque esta tristeza causada pelo sentimento de perda, faz com que tenhamos reações muito diferentes, eu por exemplo, há muito tempo, quando perdi alguém que era muito importante para mim escolhi a fuga! Me atolei de livros para ler, e coisas do colégio pra fazer, e oficinas literárias, e etc etc, para que eu não tivesse tempo de lidar com a perda, para que eu não pudesse me sentir triste. Não preciso nem falar que não deu certo, um ano depois dessa loucura eu aprendi uma forma de lidar com a perda, mas como a lição não foi imediata, fiquei com muitas marcas. Porque quando você perde alguém muito importante, você perde uma parte de você, algo que nunca mais volta pra você, então são duas perdas: a ausência do outro e sua própria ausência, aquele pedaço de você que era tão importante e que foi embora junto com o outro.

Tem tristeza que não vai embora, é um buraco que a gente nem sabe direito aonde fica, é uma saudade que não tem cura. O que você faz? Como você convive com esse buraco? Sim, conviver, porque ele não vai embora, há perdas que são tão grandes que nos acompanham para sempre, e ae o que você faz? Se tranca em um quarto escuro e chora descontroladamente? Se fecha, protege sues sentimentos e não interage com ninguém? Perde a confiança em tudo e todos? Aceita o buraco e vive com ele? Perde a fé? Ganha fé?

Não há o que se julgue melhor ou pior nessas situações, a dor ensina, mas não é a mesma lição para todos. Curar-se é preciso! Mas onde e como essa cura vai chegar...depende de cada um. Mas nenhum sentimento pode ser tão "ensinador", tão marcante e tão profundo quanto a tristeza que podemos sentir.

Mas há por outro lado, pessoas e mecanismos que nos ajudam a lidar com essas tristezas. Amigos! Amigos de verdade, daqueles que a gente pode ligar de madrugada e ele não vai atender de mal humor. Daqueles que passam a tarde toda ouvindo o seu monólogo porque sabem que você precisa desabafar, e mesmo não sabendo como te ajudar, sabem te ouvir, e isso é tudo o que você precisa. E depois te levam pra fazer alguma coisa divertida porque ninguém merece ficar de baixo astral por muito tempo. Família é outra coisa muito importante, tem coisas que só sangue ajuda mesmo! E tem coisas que uma caixa de chocolate pode resolver. Só pra você saber eu sempre vou estar aqui quando você precisar!

Uma coisa que eu aprendi, é que não adianta fugir do que se sente, seja isso bom ou ruim, quanto mais longe você tenta ir, mais perto ele fica. Então se quiser chorar, chore! Se precisar gritar, grite! Se precisar desabafar, fale com alguém! Não guarde isso para você, porque tem muita gente disposta a te ajudar, e todo mundo sofre, e sofrendo vamos todos nos ajudando, aos poucos encontrando um pouco mais de cor. Não vou dizer que tudo passa porque não é verdade, mas tudo tem uma solução, ás vezes não é a solução que você espera! Mesmo assim a vida pode ser muito boa apesar de tudo que você passou, mesmo com uma ausência que nunca vai ser suprida.O importante é lembrar que não é tudo na vida que temos que é ruim, perder alguém que amamos é uma merda! Mas ainda vai existir outras pessoas que tembém amamos e que não perdemos, tudo é uma questão de escolha. Você pode escolher se afundar em tristeza ,ou, dar um jeito de viver com isso. É claro que não vai ser fácil, vai ser dificil e doloroso, mas vale a pena! Porque a vida não é feita só de tristeza e superação, a vida é feita muito mais de amor e de momentos felizes, tudo é uma questão de ponto de vista, você pode encarar a vida a aprtir do que você perdeu, ou a partir do que você tem e do que ainda vai ganhar!

E para que você saiba, estou muito orgulhosa de te ver assim forte e lutando, conta comigo pra continuar ganhando essa batalha!

2 comentários:

  1. Felipe...namorado da Isabella....



    Parabéns Audrey... você escreve muito bem, assim como a Isabella.

    Lí um pouco de seu blog e realmente é bem interessante, digo isto porque odeio ler ("não, não me orgulho disto") e me prenderam a atenção alguns textos que lí.
    Páginas Policiais.
    Seu avô revolucionário. rs....rs...

    Tudo isso para dizer que fico feliz de ver sua amizade com a Isabella, e que com tantas diferenças e distâncias entre vocês, a identificação e a amizade se fortalecem.

    A Isabella precisa da amizade de pessoas fortes e inteligentes como você!

    Um abraço,
    Felipe Marcondes.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Felipe!!!!

    A Bel é amiga do peito né? Irmãzona pra sempre, apesar da distãncia!!

    Cuida bem dela!!!

    Bjus

    ResponderExcluir